02/02/2021

Microscópio Monocular, porque ele pode ser o mais indicado para Crianças e Adolescentes?


Compartilhe:

Microscópio Monocular, porque ele pode ser o mais indicado para Crianças e Adolescentes?

Às vezes o menos é mais, como diz o famoso provérbio popular. Todo equipamento óptico e científico deve ter como foco o usuário para fazer sentido, se a pessoa, por exemplo é um pesquisador científico “hard user” , com certeza sugerir um microscópio monocular, parece algo muito simplório e que não vai atender todas as suas expectativas.

A dioptria e o conforto óptico.

A técnica da dioptria consiste em usar duas oculares, (microscópio binocular) e conseguir convergir as imagens de ambos os olhos em apenas uma imagem, tal técnica, embora não seja muito difícil de dominar, é um passo a mais no mundo da microscopia. Então a simplicidade de se fechar um olho e enxergar no microscópio monocular é de todo modo, mais recomendado para usuários que não tem rotina de análise, mas os quais querem pontualmente ver objetos e materiais didaticamente, como é no universo do ensino fundamental.

Viabilidade econômica.

Pelo fato de um microscópio monocular ser o mais simples, comparado aos outros dois tipos principais de microscópios biológicos verticais, como é o caso do microscópio binocular e trinocular (esse último conta com um tubo dedicado para acoplar uma câmera de captura de imagens.) tende a ser um equipamento menos caro e de manutenção mais fácil, o que é indicado para escolas que precisam alinhar dois pontos, equipamentos de ao qualidade e durabilidade com o orçamento destinado ao material.

Se presa àquilo que oferece.

Foi-se o tempo que as maiores mentes do mundo da ciência, obtinham apenas de modelos monoculares e isso foi o suficiente para descobertas fascinantes que moldaram o entendimento moderno sobre, seres microscópicos. De repente, com a ajuda desse extraordinário instrumento óptico, o paradigma das doenças e da ciência tomou um rumo diferente, esse novo mundo foi heroicamente iluminado pelos microscópios ópticos monoculares e até hoje esse legado persiste nas escolas e no ensino.