10/12/2020

Microscópio de Óptica Infinita, Afinal, o que é?


Compartilhe:

O Microscópio de Óptica Infinita

Os microscópios de óptica infinita têm um sistema diferenciado de geração de imagens ópticas o que pode ser um pouco confuso, então nesse artigo temos a intenção de sermos bastante práticos para explicar de uma forma simples e didática o conceito físico por de trás desses sistemas tão comuns na microscopia.

Há um tempo atrás, microscópios de óptica infinita eram minoria, e estavam fora do alcance dos microscópios de rotina, sendo particularmente reservados para microscópios mais sofisticados, para tipos específicos de pesquisa. Ultimamente essa condição tem mudado e cada vez mais comum vermos correção infinita de óptica para microscópios um pouco mais acessíveis.

Conceito e diferenças

Do ponto de vista técnico no sistema de correção infinita a luz que passa através das lentes objetivas pela amostra não é a imagem das lentes objetivas, mas a imagem é formada por uma lente de imagem na forma de feixe denominado de paralelo infinito, e uma imagem intermediária é formada pelas lentes de imagem.
A óptica infinita é um sistema que possibilita a interação entre imagem das lentes objetivas e o plano da lente de imagens, (lente de imagens é algo exclusivo do sistema óptico infinito) convertendo a luz intermediária em um feixe paralelo. Na teoria o feixe pode ser estender ao infinito sem ser restrito pelo comprimento do tubo mecânico, então o sistema óptico infinito pode ser adicionado à múltiplos acessórios anexos, sem que isso afete a qualidade óptica da imagem.

No caso do sistema óptico finito, a distância óptica é como o próprio nome sugere, finita, isto é, uma imagem intermediária é formada apenas pelas lentes objetivas. Sem conversão com mais um aparato de imagens, como contido no sistema anteriormente mencionado, é um sistema menos sofisticado que não permite a colocação de muitos filtros, já que anexos ópticos sem um sistema de correção infinita podem gerar imagens distorcidas.

A distância finita se refere ao sistema óptico com um determinado comprimento do conjunto óptico do microscópio. A distância desde o fim da lente objetiva até a extremidade das lentes oculares. É possível identificar uma objetiva que sirva para um sistema de óptica infinita pela marca "∞"


Vantagens de um Sistema com Correção Infinita
As vantagens de um microscópio de óptica infinita não é tanto na qualidade da imagem, mas na flexibilidade do uso de filtros sem modificar o foco do microscópio. Sendo assim os microscópios podem ser modificados de uma maneira mais flexível, proporcionando maior autonomia ao usuário.  

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.