29/04/2021

Inovação tecnológica nos microscópios ópticos e suas aplicações


Compartilhe:

Inovação tecnológica nos microscópios ópticose suas aplicações;


Um resumo das aplicações mais recorrentes dos microscópios


Foi-se o tempo que o microscópio óptico era um instrumento meramente mecânico, usando lentes e iluminação, afim de, fazer ampliações para diversas análises. Hoje o microscópio foi desmembrado de acordo com à área de atuação. Se tornando microscópio biológico (análises clínicas, zoologia, citologia, hematologia, patologia, botânica, uso didático em escolas e universidades etc.) microscópio metalográfico (para controle de qualidade de materiais de metal) microscópio petrográfico, (uso em minérios, plásticos, ou outras amostras que dependem de um sistema de polarização mais sofisticado). Microscópio Estereoscópio de amplo espectro ( de uso, para usos biológicos, entomologia, indústria têxtil, grafologia, componentes eletrônicos, etc).


Características físicas atuais


Tal desmembramento permitiu que cada modelo de microscópio óptico, pudesse ser a estrela de um segmento em específico, utilizando diferentes tipos de conformidades de lentes, mecânicas e de disposição geral e luzes para atender melhor um certo tipo de usuário. Sendo assim temos ainda microscópios invertidos, polarizados, com objetivas planas, sistema de correção óptica infinita, oculares e objetivas de aumentos diferenciados, além de oculares e lentes suplementares, na parte da iluminação, epi ou transmitida ou até por iluminação adicional, denominada iluminação acessória de fibra óptica. Retículos, condensadores e outros acessórios ainda podem ser usados permitindo uma infinidade de aplicações.


Câmeras, softwares, monitores e tablets.


Nos últimos dez anos principalmente, foi a grande ascensão dos anexos cibernéticos para a microscopia, aliando o uso dos já sofisticados equipamentos à medições em tempo real, captura de imagem, banco de dados, compartilhamento em tempo real e tantas outras aplicações. Por exemplo no caso de escolas um único microscópio com câmera, pode servir de base para toda a aula. No caso de controle de qualidade, medições, laudos precisos e a formulação de um banco de dados, permite a simplificação e excelência de todos os materiais envolvidos, além da agilidade.
Treinamento qualificado
Até um tempo atrás, era difícil obter um treinamento qualificado na área de microscopia, e o usuário precisava aprender de forma autodidata, o que embora seja possível corre-se o risco de que as aplicações não sejam feitas da forma adequada. Quanto aos softwares, os treinamentos permitem os usuários a interação com recursos analíticos avançados.


O papel da Laborana®


Os 35 anos especializados em tecnologia óptica e os recorrentes aperfeiçoamentos nos fizeram os maiores especialistas em microscopia óptica, oferecendo microscópios de qualidade, para cada tipo específico de público. Temos clientes satisfeitos em todos os lugares do Brasil e outros países por onde já atuamos, como exportadores. Comprar da Laborana é a certeza de fazer um investimento bem feito, excelência é a palavra de ordem.